SOBRE COMUNIDADE DE TERREIRO (Umbanda)
- Adriano Porto
- 24 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de mar.

Quando abrimos os portais espirituais de Umbanda, convocamos espíritos de nossa família para que acessem o plano físico e nos transmitam sua sabedoria.
Muitas vezes não conseguimos perceber o que nos prende, aquilo que precisamos enxergar em nós e essas almas elevadas nos direcionam para que possamos desenvolver mais capacidades para conviver em harmonia, é um serviço de caridade no sentido de entregar a benção da sabedoria e do conhecimento para que as pessoas despertem para seu estado elevado de consciência.
Uma comunidade de axé é uma família, onde cada um pode realizar suas curas de modo individual, mas também em coletivo.
A figura do Pai e da Mãe, dos Avós, Irmãos e Irmãs são laços sistêmicos que, uma vez desestruturados, geram muitos conflitos tanto dentro de um terreiro, como dentro do lar de cada um.
A constelação sistêmica, como método criado pelo alemão Bert Hellinger foi beber da fonte africana, que nos ensina que cada um tem seu lugar e isso é sagrado, não devendo um assumir um papel que não seja o seu dentro de uma família. Por isso, o ensinamento de terreiro é muito mais além do que o desenvolvimento das capacidades sensitivas mediúnicas, o cerne está em desenvolver valores éticos que edificam um ser humano em linha ascendente de refinamento de caráter.
Vivenciar a vida em comunidade de terreiro é curar em si as várias personalidades que conflitam na experiência de se relacionar uns com os outros, reconhecer as sombras em projeções arquetípicas e trabalhar em si para reverter este polo.
Para quem busca "Umbanda" simplesmente pelo conhecimento de magística para o seu interesse egóico, de utilizar o conhecimento para manipulação do outro e ganhando status de grandeza, não se nutre das curas que a Umbanda tem para oferecer e no caminho da jornada, acaba, uma hora ou outra, recebendo o peso da Justiça divina. Em contra partida, quem reconhece os fundamentos, honra as raízes e caminha na vida com humildade para se trabalhar em caráter, também se encontra na Lei da Justiça, porém encontra o mérito de um banquete farto de perfumes cheirosos.
Alegrias e tristezas fazem parte da jornada humana, mas o que vai definir o caminho, são as escolhas do Caminhante.
A Umbanda é para quem deseja trilhar o caminho escolhendo ser melhor como ser humano, abandonar as fantasias do ego e encontrar paz de espírito.
Escritas com amor,
Por Mãe Vania de Xangô
Commentaires