top of page

PERMACULTURA



A Permacultura é um sistema de ideias utilizado para planejamento, implantação e manutenção de sistemas humanos sustentáveis. Baseia-se no funcionamento da Natureza para a construção de ações de recuperação de ambientes naturais, ao mesmo tempo que satisfaz as necessidades das comunidades humanas por alimento, moradia, energia, saneamento e vida digna.

A sustentabilidade dos nossos modelos de produção e consumo há muito deixou de ser uma área de interesse de uma parcela da população para ser uma necessidade urgente para toda a humanidade.



A permacultura fornece as ferramentas para que todas as pessoas, seja qual for sua classe social, seja qual for sua área de atuação ou seu grau de instrução, possam fazer escolhas sustentáveis conscientes no seu dia a dia e criarem, individual e coletivamente, núcleos de soluções que podem ser expandidos para soluções globais rumo a uma sociedade humana sustentável.


PDC


O PDC é o curso básico, de caráter não formal, aplicado no mundo todo por permacultores aptos a replicarem os conceitos e práticas da Permacultura. Por isso mantém-se a sigla em inglês para o Curso de Planejamento (Design) em Permacultura.


Além da aquisição de conhecimentos acerca dos princípios da Permacultura e a aplicação de técnicas sustentáveis na prática, o PDC promove uma profunda ampliação de consciência nos participantes, acerca de suas conexões com a Natureza e do papel do Ser Humano nos ciclos e processos naturais.

A partir de cada PDC observa-se a criação e/ou fortalecimento de redes locais de iniciativas sustentáveis que vão gradativamente promovendo uma transformação no modo em que as relações homem-natureza se dão em cada localidade.


Objetivo Geral

Capacitar os participantes a planejar sistemas produtivos humanos sustentáveis a partir dos recursos locais, baseados nos princípios da Permacultura.


Objetivos Específicos:

Capacitar o participante a:

Usar os princípios da Permacultura para embasar suas escolhas cotidianas, de forma que a sustentabilidade, a integração e a visão sistêmica faça parte da sua forma de ver o mundo;

Identificar e utilizar os recursos disponíveis localmente de forma criativa;

Planejar e utilizar sistemas com baixo consumo de energia e baixa geração de resíduos;

Gerar soluções para problemas diversos, a partir da integração de elementos, uso de recursos e tecnologias marginais e sociais;

Planejar e facilitar processos coletivos e cooperativos de geração de renda baseados em tecnologias sociais e aproveitamento de recursos.

Produzir alimentos em pequenos e grandes espaços.

Realizar e coordenar trabalhos de planejamento ambiental de pequenos e grandes espaços (Design Permacultural)

Realizar ações de recuperação ambiental, sistematizando o fluxo de água, devolvendo matéria orgânica ao solo e promovendo a restauração da vegetação, ao mesmo tempo em que se produz alimentos e se promove a satisfação das necessidades básicas de comunidades humanas (alimento, moradia, saneamento, energia e equilíbrio nas relações sociais)


Conteúdo​


Aulas teóricas (participativas)

Introdução à Permacultura

Princípios dos Sistemas Naturais

Princípios éticos da Permacultura

Princípios e Metodologia de Design da Permacultura

Saneamento Ecológico

Gestão de resíduos

Construções sustentáveis

Sistematização da água e key line

Manejo e conservação do solo

Sistemas solo-planta e agroecologia (Ecologia cultivada)

Economia Solidária e consumo sustentável

Estruturas invisíveis

Sistemas Agroflorestais (Florestas de alimentos)

Animais nos sistemas produtivos

Usos e fluxos da energia

Design para catástrofes

Aulas práticas (sugestões)

Implantação de círculo de bananeiras (Saneamento Ecológico)

Implantação de canteiro instantâneo (Ecologia Cultivada e gestão de resíduos)

Construção de horta agroecológica

Implantação de canteiro agroflorestal (SAFS)

Prática de bioconstrução (taipa de mão, reboco natural e outras técnicas de construção com terra)

Feira de trocas

Prática de compostagem

Prática de design permacultural


Práticas vivenciais:

Grupos de autogestão do curso (entre os alunos)

Separação e gestão dos resíduos

Vivências de reconexão com a Natureza

Reflexões em grupo


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page