ORÍ - ANTES DE QUALQUER COISA...
- Adriano Porto
- 9 de abr.
- 2 min de leitura
Em diversas tradições africanas, muito antes de cultuar qualquer Orixá, é necessário desenvolver a cabeça, pois na formação da humanidade, existem muitas formas de cabeça, umas boas, outras más e outras necessitando ajustar.
Em Yorubá, a palavra que significa cabeça é Ori, e também é considerada um Orixá e mais ainda, é considerado o Orixá principal e individual presente em cada um antes de nascer e que nos acompanha após a morte.
Ori se divide em:
· Orí-inú – A cabeça interior, a energia relacionada ao caráter, essa é a parte imortal que nos acompanha após a morte;
· Orí-òde – A cabeça física, ou seja, onde estão todas as características físicas.
Em Orí Inú, temos dois tipos que qualificam o Orí, chamados de Orí rere (o Ori bom de caráter) e o ori mal em sua formação de caráter chamado de Orí buruku.
Quando se tem um Orí buruku é necessário cuidado para que ele não atrapalhe a sua vida e a do próximo.
O culto ao Orí é recomendado sempre, mesmo que a pessoa não se inicie em Orixá, ela deve realizar culto ao seu Orí para fortalecimento, clareza, guiança, desenvolvimento de qualidades superiores que edificam um bom caráter e assim conquistar uma vida com mais harmonia, paz e menos danos e insatisfação.
Antes de qualquer coisa na vida do buscador, devemos primeiro cultuar Orí, pois a cabeça desequilibrada não consegue alcançar a integração dos ensinamentos, pois muito se aprende e pouco de apreende, a busca se torna vazia e nada acontece de transformação profunda na vida da pessoa.
Orixá é cultuado e evocado, mas se o Orí pessoal não estiver forte Orixá não atua, ou seja, Orixá e Orí se complementam e todos os Orixás respeitam a decisão de Orí que é Deus individual que habita em cada um, todas as possibilidades ou fracassos dependem do Orí, inclusive aceitar a presença de Orixá.

Se você não sabe a direção que tomar, fortaleça seu caráter, cultue seu Orí!
Orixá Yemanjá é considerada a Mãe de todas as cabeças, é a força que cura a nossa tristeza e o nosso sofrimento e evoca o sentimento de satisfação e felicidade, por isso leve seu Orí para se banhar no mar.
Saúde sua cabeça, bem aventurança para seu Orí
Orí pèlé
Com amor,
Mãe Vânia de Xangô
Comments