top of page

DIA DE YEWÁ?DEUSA DA VIDÊNCIA




O sincretismo aconteceu em um período bem sombrio da história da humanidade, em que seres humanos foram arrancados de sua pátria no continente africano, vendidos e trazidos para as Américas na condição de escravos. Aqui, nesta terra nova, foram silenciados e impedidos de praticar seus cultos em devoção ao seu sagrado, e além disso, forçados a cultuar santos e santas de um sagrado que não tinha significado algum para eles. Mas daí entra a beleza que constitui o Brasil, a resiliência e a resistência de todos os povos oprimidos pelos colonizadores que adaptaram, de acordo com a leitura das energias e seus arquétipos correspondentes, o nome dos Orixás aos Santos Católicos e assim puderam manter viva sua cultura.


Então, hoje é dia de Santa Luzia, santa dos olhos, que limpa o olhar para proporcionar os milagres de enxergar além de tudo que se apresenta. E nessa figura foi atribuída a energia do Orixá Yewá, por ser essa a mãe da pureza, guardiã de tudo que é puro como a fontes, as matas, os animais e as crianças, também é guerreira e não teme a morte, caçadora habilidosa na observação, senhora do fluxo das águas - transforma água líquida em gasosa e gasosa em líquida, mãe do arco íris - aquela que veste funfun e transita pelo Céus e pela Terra - alcançando todas as faixas de cores e todes os seres que vibram nelas, é serpente da transformação - o fogo kundalínico e por tudo isso alcança o poder de enxergar além abrindo caminhos para possibilidades não perceptíveis.



Eu acredito que somes todes fractais de energias maiores e que Santa Luzia possivelmente era uma filha de Yewá, o que acontece com os outros santos e santas e os orixás correspondentes. O povo africano, que foi escravizado, criou uma estratégia de sobrevivência muito inteligente.



Então, celebro o dia de uma irmã, e que por ela também foi possível manter vivo o nome de Yewá.


RiRó minha Mãe!!!!

Dia 13/12 - Santa Luzia / Santa Lúcia - LUZ - EUÁ - YEWÁ - EWÁ

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo